DORIS é idealizadora e coordenadora do Projeto Cantando a História do Samba, que tem a finalidade de valorizar a história social do samba a partir do resgate da nossa memória musical.

Tem o objetivo de despertar e desenvolver a integração social, o bem estar e a construção de uma cultura de paz e fortalecimento da auto estima.
Desenvolvido em escolas da rede pública e particular, busca o envolvimento dos professores das diversas áreas do conhecimento com oficinas de sensibilização e interativas com os alunos, possibilitando as crianças e aos jovens a fruição dessa genuína manifestação da cultura negra brasileira.
O projeto articula no mesmo espaço, tempo e lugar, formação, informação, conhecimento, história e a importância da cultura afro-brasileira e de matriz africana para a afirmação da nossa identidade étnica e racial. Com atividades lúdicas e pedagógicas com base na musicalidade rítmica do samba e na poesia, o projeto é um espaço para que aprendamos a valorizar os momentos importantes em que a música se inscreve no tempo e na historia.
Já foi realizado em mais de 85 escolas envolvendo cerca de 2000 professores e 62.000 alunos.
Ganhou o Prêmio Educar para a Igualdade Racial – Experiências de Promoção da Igualdade racial/étnica no ambiente escolar, instituído pelo CEERT/SP e com apoio da Fundação Ford, da Coordenadoria Assuntos da População Negra da Pref.de SP, SESC/SP, UNESCO e UNICEF.
Em comprometimento com a sociedade e a educação, espero que O Projeto Cantando a História do Samba , que concretiza sua segunda etapa – a primeira foi a edição do caderno de textos “Contando a História do Samba” – O CD “Dóris Canta Samba” seja um Instrumento que sirva de suporte ao desenvolvimento de atividades educativas e culturais no ambiente escolar possibilitando o processo de implementação da Lei 10.639/03 (obrigatoriedade da História e Cultura Afro-Brasileira), contribuindo com a ETERNIZAÇÃO DO SAMBA .
Caderno de Textos – Contando a História do Samba
O Caderno de Textos é um suporte pedagógico e interativo onde a informação cumpre o papel de facilitar a ação sócio-cultural que envolve o processo de aprendizagem. O caderno busca trocar, difundir e ampliar as experiências educacionais com projetos inovadores no campo das manifestações culturais e artísticas dentro do ambiente escolar.
Com o caderno educadores, professores, pedagogos, pais e alunos, agentes culturais e comunitários, podem viabilizar atividades educativas e culturais simultâneas, reunindo no mesmo espaço e tempo, história e cultura, lazer e entretenimento. Onde a música busca fazer a ponte entre o samba tradicional até a fusão de estilos musicais mais contemporâneos como o samba-canção, a bossa-nova, o samba-reggae e outras vertentes da música brasileira.
O Caderno conta parte dessa história com simplicidade e alegria e implica no princípio de um outro relacionamento com o mundo. Sempre pode existir ao lado do trabalho – a possibilidade de interação lúdica das pessoas, a valorização do ser humano e da auto-estima em todos nós.

Os novos parâmetros curriculares nacionais ressaltam que, “para que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos, é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula, envolvendo pessoas de fora no enriquecimento do ensino, e promovendo interação com os grupos musicais e artísticos das localidades”.

 

Para ver a programação: www.projetohistoriadosamba.org

 

Para saber mais sobre o Projeto Cantando a História do Samba entre em contato:

contato@dorissamba.com.br