Samba , Identidade e Cadência Rítmica Brasileiras

O samba se afirmou no Brasil com o encontro da sabedoria de três raças humanas presentes no Brasil colônia: índio, branco europeu e negro africano, mestiçando musicalidades, corporeidades, pensamentos políticos e posturas de resistência. O sambista ginga com o corpo, com a mente, alma, música, espaço e tempo, apresentando aos amantes e pesquisadores do futuro uma gama de possibilidades e ritmos das quais pontuaremos aqui. Escolha um ritmo.
01 – Samba de Roda

O samba de roda é um misto de música, dança, poesia e festa que se manifesta a partir de um grupo de pessoas organizadas em roda entoando cantigas e desenvolvendo coreografias de dança. Está presente em todo Estado da Bahia, mas muito particularmente na região do Recôncavo baiano. É um samba ligado à tradição africana, mas contaminado por traços culturais trazidos pelos portugueses como instrumentos, a língua e estruturas poéticas. O samba de roda, é uma das fontes do samba carioca e patrimônio cultural da humanidade.Seus primeiros registros datam dos anos 1860.

02 – Lundu

O lundu se caracteriza por um ritmo sincopado e pelo tom humorístico das letras, servindo, no século XVIII, como um jogo de sedução bem humorado entre escravos e senhoras brancas, trazendo à tona questões complexas como escravidão e violência, desafiando a moral vigente da época.

03 – Jongo

O jongo, patrimônio cultural brasileiro, foi criado pelos negros bantos que trabalhavam nas fazendas de café do Vale do Paraíba. Cantavam, batucavam e dançavam em devoção aos antepassados , puxando versos na língua africana misturada à língua portuguesa.

04 – Maxixe

O maxixe tem sua origem no samba e na lambada e com fortes influências do lundu. É uma dança a dois, brasileira e desenvolvida a um ritmo rápido se 2/4.

05 – Ijexá

O ijexá, ritmo suave mas de batida e cadência marcadas de grande beleza, no som e na dança. O Afoxé Filhos de Gandhi da Bahia, é talvez o mais tenaz dos grupos culturais brasileiros na preservação desse ritmo.

06 – Choro

O nome choro veio do caráter plangente e choroso da música que esses pequenos conjuntos faziam. A composição instrumental desses primeiros grupos de chorões girava em torno de um trio formado por flauta, instrumento que fazia os solos; violão, que fazia o acompanhamento como se fosse um contrabaixo — os músicos da época chamavam esse acompanhamento grave de “baixaria” — e cavaquinho, que fazia o acompanhamento mais harmônico, com acordes e variações. O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira. Os primeiros conjuntos de choro surgiram por volta de 1880, no Rio de Janeiro.

07 – Samba-Canção

O samba-canção, com tom sentimental e melancólico, surge na década de 1920, com menos batuque e predomínio melódico próximo à modinha e à seresta.. Esse estilo daria também base para apostas harmônicas da bossa nova.

08 – Samba de Breque

Deriva da palavra break (freio ou parada em inglês). Esse gênero de samba se caracteriza exatamente por pequenas paradas repentinas na música, em que o cantor pode incluir comentários, muito deles em tom crítico ou humorístico.

09 – Samba-Enredo

É uma modalidade em que letra e melodia são criadas a partir de um tema escolhido como enredo da escola de samba. Os primeiros eram feitos no Rio de Janeiro de maneira livre e tratavam da realidade dos sambistas e de seu meio. A partir dos anos 1930, com a institucionalização das disputas entre escolas, esses sambas passaram a narrar episódios e exaltar personagens da história nacional.

10 – Partido Alto

Tem letras improvisadas e segue a estrutura típica das canções do batuque tradicional angolano, na qual as letras improvisadas aparecem sobre linha melódica pouco variável, reforçadas por estribilho coral e palmas cadenciadas. É cantado em rodas que reúnem grupo de músicos e amigos. Também pode ser cantado na forma de desafio por dois ou mais solistas com refrão e parte soladas.

11 – Bossa Nova

A partir do samba carioca e por influência do jazz, surgiu, no fim da década de 1950 e início da década de 1960, no Rio de Janeiro, a bossa nova. De início, o termo era apenas relativo a um modo de cantar e tocar samba naquela época, estilo musical idealizado pelo baiano João Gilberto.

12- Samba-Reggae

Surgiu a partir do encontro de diversos ritmos afro-brasileiros, como o ijexá, o afoxé e o próprio samba. Trata-se de uma modalidade recente, surgida na percussão dos blocos afro-baianos como Ilê Aiyê e o Olodum, apresentando coreografias especificas e ideologias sócio-culturais.